Fluidos
publicidade   

Conceitos Básicos


Sendo m1 e m2 respectivamente as massas aparentes de um mesmo corpo quando imerso em líquidos de densidades absolutas d1 e d2, calcular sua massa no vácuo.

Um sólido tem pesos aparentes P1 e P2 quando imerso em dois líquidos de pesos específicos ρ1 e ρ2 respectivamente. Determine o seu peso aparente num líquido de peso específico \( \dfrac{1}{2}(\rho_{1}+\rho_{2}) \)

Um líquido de massas específicas μ1 e massa m1 é misturado a um outro de massa específica μ2 e massa m2. Sabendo-se que o volume final diminui de \( \dfrac{1}{n} \) determinar a massa específica da mistura.

Sabendo que P1, P2 e P3 são os pesos aparentes de um mesmo corpo quanto totalmente imerso em três líquidos diferentes de pesos específicos ρ1, ρ2 e ρ3 respectivamente, demonstrar que
\[ (\rho_{2}-\rho_{3})P_{1}+(\rho_{3}-\rho_{1})P_{2}+(\rho_{1}-\rho_{2})P_{3}=0 \]

Vasos Comunicantes


A figura ilustra um líquido A de massa específica μA, no interior de um tubo em U, sob uma coluna de altura h de um líquido B, de massa específica μB, colocado num dos ramos e sob a coluna de altura H de um líquido C, de massa específica μC, colocado no outro ramo. Determine H.

Força de Empuxo


Um corpo de massa m e densidade dC é abandonado, em repouso, sobre a superfície livre de uma camada de líquido de altura h e densidade dL. Sendo dL < dC e a aceleração da gravidade igual a g, determinar:
a) O tempo que o corpo leva para chegar ao fundo;
b) A energia cinética do corpo ao atingir o fundo.

Num vaso contendo água soltam-se duas esferas. A primeira com densidade d1 > 1, é largada na superfície livre, e a segunda com densidade d2 < 1, é abandonada no fundo. Calcular a razão de suas velocidades quando passam pelo ponto médio da altura da água no vaso. A densidade da água é de 1 g/cm3.

Um cone reto de altura H e massa específica µ flutua num líquido de massa específica µL, com o vértice para fora. Calcular a altura da parte imersa.

Um sólido flutua em água com 1/8 do seu volume imerso. O mesmo corpo flutua em óleo com 1/6 do seu volume imerso. Determine a relação da densidade do óleo (do) para a densidade da água (da).

Um cilindro circular reto, de altura h = 30 cm e área da base A = 10 cm2, flutua na água, em posição vertical tendo 2/3 de sua altura imersa, aplica-se axialmente na base superior uma força F passando o cilindro a ter 5/6 de sua altura imersa. Determine:
a) Qual a densidade do cilindro relativa à água?
b) Qual a intensidade da força F?
Dados: g = 9,8 m/s2, densidade da água = 1 g/cm3.

Uma jangada de madeira é constituída de toras cujo volume é aproximadamente 100 litros cada. A densidade da madeira é 0,8 kg/ℓ. Três pessoas de 70 kg cada, fazem com que a jangada fique com 10% do seu volume emerso em água de densidade 1 kg/ℓ. Determine quantas toras compõem a jangada.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .