Calorimetria
publicidade   




Um bloco de massa m1, calor específico c1, à temperatura T1, é posto em contato com um bloco de outro material, de massa, calor específico e temperatura respectivamente, m2, c2 e T2. Depois de atingido o equilíbrio térmico entre os blocos, sendo c1 e c2 constantes, e supondo que as trocas de calor com o resto do universo sejam desprezíveis, calcule a temperatura final T de equilíbrio.

Considere o bloco ao lado constituído de massas iguais de duas substâncias A e B de calores específicos cA = 0,20 cal/g°C e cB = 0,30 cal/g°C. Sendo a massa do bloco igual a 200 g, determine:
a) A capacidade térmica do bloco;
b) A quantidade de calor que deve ser fornecida ao bloco para que sua temperatura se eleve de 20 °C;
c) Qual o equivalente em água do bloco.

Três líquidos A, B e C encontram-se respectivamente a 10 °C, 24 °C e 40 °C. Sabe-se que:
a) Misturando-se massas iguais de A e B a temperatura final é 14 °C;
b) Misturando-se massas de A e C na proporção de mA : mC = 2 : 3 a temperatura final é de 30 °C.
Calcular qual será a temperatura de equilíbrio da mistura de B e C na proporção de mB : mC = 1 : 2.

Em que proporção deve ser dividida certa massa M de água inicialmente a 20 °C, sob pressão normal, admitindo-se que todo calor retirado da parte que se congela seja usado para evaporar a outra parte? Dados:
Calor específico da água: 1 cal/g°C;
Calor latente de vaporização da água: 540 cal/g;
Calor latente de solidificação da água: −80 cal/g.

Em um recipiente termicamente isolado do exterior, coloca-se uma mistura de gelo e água a 0 °C, sob pressão normal. Fornecendo certa quantidade de calor à mistura, verificamos que a temperatura da mesma não varia e o volume do sistema diminui de 0,5 cm3.
a) Calcule a massa de gelo que se transforma em água líquida;
b) Determine a quantidade de calor recebida pela mistura.
Dados: densidade do gelo 0,92 g/cm3, densidade da água 1 g/cm3 e calor latente de fusão do gelo 80 cal/g.

Um rapaz comprou um anel onde dizia ter 9 gramas de ouro e 1 grama de cobre. Para comprovar a informação, o rapaz, um estudante de física, aqueceu o anel (que realmente tinha 10 gramas de massa) até 520 °C, que sabia ser inferior ao ponto de fusão dos dois metais. Colocou o anel em um calorímetro de capacidade térmica 20 cal/°C e que continha 80 gramas de água a 18 °C. O equilíbrio térmico se verificou a 20 °C. Supondo que na ligas os calores específicos sejam 0,09 cal/g°C para o cobre e 0,03 cal/g°C para o ouro, determine as massa de cobre e ouro existentes no anel.

Um meteorito de massa 10 kg, ao penetrar na atmosfera terrestre, em um percurso de 3 km, tem sua velocidade reduzida de 400 m/s a 200 m/s, em virtude da resistência do ar. A trajetória nesse trecho pode ser considerada retilínea. Considerando-se desprezível a energia irradiada pelo meteorito e perfeita sua condutibilidade térmica, determine:
a) A força resultante média que atuou no meteorito;
b) O calor gerado pelo atrito durante a entrada na atmosfera;
c) Considerando que todo o calor gerado seja absorvido pelo meteorito e que sua temperatura inicial, seja de 100 K, qual sua temperatura final?
Dados:
Calor específico do material constituinte do meteorito: c = 0,1 kcal/kg.K e 1 kcal = 4200 J.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .