Estática
publicidade   

Equilíbrio Estático


Para o sistema em equilíbrio ao lado, determine as trações nas cordas A e B sabendo que o corpo C tem 100 N.

Um corpo de massa 200 kg é mantido em equilíbrio sobre um plano inclinado de 30° em relação à horizontal mediante uma corda que passa por uma polia fixa e que sustenta na outra extremidade um corpo de massa M. A corda forma com a reta de maior declive do plano um ângulo de 45°. Determinar:
a) A massa M;
b) A força exercida pelo corpo contra o plano.

Um bloco de massa m=100 kg está suspenso pelo sistema de cordas mostrada na figura ao lado. Determinar as tensões em todas as cordas.
Adotar: \( g=10\ {\text{m/s}}^{2} \) para a aceleração da gravidade, \( \text{sen}15°=0,259 \), \( \cos 15°=0,966 \), \( \text{sen}45°=0,707 \), \( \cos 45°=0,707 \), \( \text{sen}60°=0,866 \), \( \cos 60°=0,5 \).

Um corpo de peso P está suspenso por um sistema de polias e cordas. Supondo que estes elementos são ideais, i.e., as polias não têm peso e não há atrito entre as polias e as cordas e estes são inextensíveis e sem peso. Determinar:
a) A força que o homem deve fazer na corda para manter o corpo em equilíbrio estático
b) Se a corda for puxada para baixo 60 cm, de quanto se erguerá o corpo.

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim id est, que significa isto é.

Duas esferas idênticas, A e B, estão colocadas numa caixa. A força de reação exercida pelo fundo da caixa sobre a esfera B é de 25 N. Considere \( g=10\;\text{m/s}^{2} \).
a) Determinar a massa das esferas;
b) Encontrar a relação entre as forças de reação da caixa sobre as esferas.

Um corpo encontra-se sobre um plano inclinado de um ângulo α com a horizontal. Para movê-lo para cima é necessária uma força paralela à superfície inclinada cuja intensidade mínima é \( F_{1} \), e para evitar seu deslizamento plano abaixo é necessária uma força de intensidade mínima \( F_{2} \), também paralela ao declive. Sendo \( F_{1}=2F_{2} \), calcular o coeficiente de atrito entre o corpo e o plano.

Três cilindros A, B e C, cujos eixos são horizontais e cada um de peso P, encontram-se em equilíbrio apoiados sobre um sistema de dois planos inclinados cada um dele de um ângulo de 30° em relação ao horizonte, como mostrado na figura. Determinar as intensidades das forças de reação em cada cilindro devido aos planos e aos demais cilindros.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .