Dinâmica

 Página   1   2

Os corpos A e B têm massas 3m e 2m, o peso C pendurado na corda (considerada sem massa e inextensível) tem massa m. Supondo que A e B deslizem sem atrito sobre o plano horizontal, a massa da roldana é desprezível e a aceleração da gravidade é g. Calcular as intensidades:
a) Da aceleração do corpo C;
b) Da reação de B sobre A.

ícone PDF   Solução   56 KB  PDF

sistema de blocos ligados por fio e roldana
 

Na figura ao lado, a mola é ideal; a situação (a) é de equilíbrio estável do sistema massa-mola e a situação (b) é a da mola em repouso. Abandonando-se o bloco M como indica a situação (b); determinar:
a) a constante elástica da mola;
b) a velocidade máxima atingida pelo bloco M.

ícone PDF   Solução por dinâmica   61 KB  PDF

ícone PDF   Solução por energia   69 KB  PDF

sistema massa-mola
 

Uma caixa de forma retangular de massa M esta sobre uma superfície horizontal. O coeficiente de atrito cinético e μ Aplica-se uma força força F fazendo um ângulo α com a horizontal.

a) Para qual valor do ângulo α a aceleração da caixa é máxima?
b) Para quais valores de α a caixa permanece parada?

ícone PDF   Solução   80 KB  PDF

caixa de massa M submetida a força externa
 

Um carro (considerado ponto material) de massa m descreve uma pista circular de raio R. O coeficiente de atrito de escorregamento é μ entre pista e veículo. Adote g para o valor da aceleração da gravidade local. Determine a velocidade máxima que o carro poderá ter na curva, sem derrapar.

ícone PDF   Solução   49 KB  PDF

 

O sistema esquematizado compõe-se de um elevador de massa M e um homem de massa m. O elevador está suspenso por uma corda que passa por uma polia fixa e vem às mãos do operador; a corda e a roldana são supostas ideais. O operador puxa a corda e sobe com aceleração constante a, juntamente com o elevador. São supostos conhecidos M, m, a e g. Determine a força que a plataforma exerce no operador.

ícone PDF   Solução   47 KB  PDF

homem num elevador
 

Uma máquina de Atwood é disposta de tal maneira que as massas móveis M1 e M2 ao invés de se moverem verticalmente, são obrigadas a deslizar sem atrito sobre dois planos inclinados de 30° e 60° em relação a horizontal. Supõe-se que os fios que sustentam as massas M1 e M2 são paralelos as retas de maior declive desses planos. Determinar:
a) A relação entre M1 e M2 para que o sistema permaneça em equilíbrio;
b) Calcular a aceleração do movimento e a tensão no fio quando as massas são iguais, cada uma, a 5 kg.
Dada a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s2.

ícone PDF   Solução   78 KB  PDF

máquina de atwood apoiada num plano inclinado
 

É dado um plano áspero inclinado de 45° em relação ao horizonte, do qual AB é uma reta de maior declive. Um corpo é atirado no sentido ascendente, entra em repouso em B retornando ao ponto A. Admitindo-se que o coeficiente de atrito entre o móvel e o plano seja mu igual a 2 menos raiz de 3 determinar a relação entre o intervalo de tempo empregado pelo corpo para ir de A até B e no retorno de B até A.

ícone PDF   Solução   83 KB  PDF

 

Uma pequena esfera de massa m é introduzida num recipiente cuja superfície interna é um hemisfério de raio R. Imprime-se ao recipiente em questão uma rotação em torno do eixo vertical com velocidade angular ω Determinar:
a) A intensidade da força que a esfera faz contra a parede;
b) O raio da circunferência descrita pela esfera quando em equilíbrio em relação ao recipiente.

ícone PDF   Solução   65 KB  PDF

hemisfério girando com esfera no interior
 

Um carro percorre uma pista curva de raio R e inclinação θ qual será a velocidade máxima que o carro pode ter para fazer a curva independente do atrito.

ícone PDF   Solução   239 KB  PDF

 

Um cilindro possui o eixo principal vertical e raio R, girando no interior do cilindro, num plano horizontal, há uma pequena esfera. Sabendo-se que o coeficiente de atrito entre a esfera e a parede do cilindro é μ e a aceleração local da gravidade é g, calcule a menor velocidade tangencial da partícula para que ela faça a curva sem cair.

ícone PDF   Solução   50 KB  PDF

 

Três corpos, A, B, e C estão suspensos, por fios ideais, como representado na figura. O corpo B está suspenso simultaneamente por dois fios, um ligado a A e outro a C. Determinar
a) A aceleração e o sentido do movimento, se todas massa são iguais a m;
b) A aceleração e o sentido do movimento, se as massas A e C são iguais a m e a massa B igual a 3m;
c) Se as massas A e C são iguais a m, qual deve ser o valor da massa B para que o movimento se dê para cima com aceleração igual a 0,5g.

ícone PDF   Solução   79 KB  PDF

sistema de três corpos suspensos por duas polias
 

Um corpo de massa 12 kg está suspenso por um sistema de polias e fios, como mostrado na figura, um homem puxa o fio com uma força de 18 N. Supondo que estes elementos são ideais, i.e., as polias não tem peso e não há atrito entre as polias e os fios e estes são inextensíveis e sem peso. Pergunta-se: o corpo irá subir ou descer e com qual aceleração. Adote para a aceleração da gravidade g=10 m/s2 .

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é.

ícone PDF   Solução   67 KB  PDF

Sugestão: comparar com exercício semelhante de estática

homem levantando carga com sistema de polias

  Página   1   2

Home    |    Índice    |    Novos

Valid HTML 4.01 Transitional

CSS válido!

Licença Creative Commons
A obra Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

Site Meter