Campo Magnético

 

Na figura ao lado, temos três fios condutores retos, A, B e C, paralelos e extensos. Os fios são percorridos por correntes iA = 10 A, iB = 20 A e iC = 30 A, nos sentidos indicados e encontram-se a uma distância L = 2 raiz de 3 um do outro. Determinar o campo magnético no centro O do triângulo (baricentro). Adotar permeabilidade magnética do vácuo mu0 igual a 4 Pi.10^(-7) (tesla*metro)/ampère.

ícone PDF   Solução   89 KB  PDF

fios colocados nos vértices de triângulo eqüilátero
 

Duas espiras circulares E1 e E2, concêntricas e coplanares de raios raio da espira 1 igual a 10 Pi centímetros e raio da espira 2 igual a 2,5 Pi centímetros são percorridas pelas correntes i1 e i2, indicadas na figura. Sendo i1 = 10 A e permeabilidade magnética do vácuo mu0 igual a 4 Pi.10^(-7) (tesla*metro)/ampère.
a) Caracterize o vetor campo magnético originado pela corrente i1 no centro O;
b) Determine o valor de i2 para que o vetor campo magnético resultante no centro seja nulo.

ícone PDF   Solução   90 KB  PDF

duas espiras concentrícas de raios R1 e R2 pecorridas por correntes i1 e i2
 

Duas espiras circulares iguais E1 e E2, situadas em planos perpendiculares com centros coincidentes e raios raio da espira igual a 5 Pi centímetros, são percorridas pelas correntes i1 e i2, indicadas na figura. Sendo i1 = 3 A, i2 = 4 A e permeabilidade magnética do vácuo mu0 igual a 4 Pi.10^(-7) (tesla*metro)/ampère. Caracterize o vetor campo magnético no centro O.

ícone PDF   Solução   98 KB  PDF

espiras colocadas em planos perpendiculares

 

Home    |    Índice    |    Novos

Valid HTML 4.01 Transitional

CSS válido!

Licença Creative Commons
A obra Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

Site Meter